quinta-feira, 17 de maio de 2018

Espaço físico de Rondônia:vegetação


As formações vegetais de Rondônia distribuem-se de acordo com os tipos de solo e as condições climáticas. Por está situado em uma área de transição entre o domínico geomorfológico do Brasil Central e o domínio geomorfológico amazônico é reconhecido por apresentar uma grande biodiversidade de espécies por congregar três tipos de biomas: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado.
As diversas fisionomias desenvolvem-se em função das características regionais tais a riqueza da drenagem que associada ao clima contribuem para a ocorrência do ciclo das cheias dos rios que drenam o Estado e o relevo com serras de formação geológica antiga, formadas por vastos depósitos sedimentares, como por exemplo a Serras dos Pacaás Novos.

Caracterização da vegetação

Podemos caracterizar a composição vegetal do Estado em oito tipologias que por sua vez subdividem-se em várias fisionomias, como veremos a seguir:

1. Floresta ombrófila aberta
2. Floresta ombrófila densa
3. Floresta estacional semidecidual ou subcaducifólia
4. Floresta de transição ou contato
5. Cerrado
6. Formação pioneira
7. Campinarana
8. Umirizal

Fonte: Atlas geoambiental de Rondônia

Floresta ombrófila aberta
É o tipo de floresta dominante no Estado. Abrande cerca de 55% da área total da vegetação. Caracteriza-se por sua descontinuidade do dossel permitindo que a luz do sol alcance o sub-bosque, favorecendo a sua regeneração. O estrato mais alto atinge cerca de 30 metros de altura enquanto o sub-bosque encontra-se estratificado com grande quantidade de planta em regeneração. Em virtude da sua composição florística e do relevo podem apresentar-se em quatro fisionomias distintas:
  • Floresta ombrófila aberta de áreas inundadas;
  • Floresta ombrófila aberta de terras baixas;
  • Floresta Ombrófila Aberta Submontana;
  • Floresta Ombrófila Aberta com Bambus;
Floresta Ombrófila Densa
Ocupa cerca de 4% do total da vegetação do Estado, com maior extensão na região central. Caracteriza-se por apresentar uma maior densidade do estrato superior com menor presença de sub-bosque. As árvores chegam a atingir 45 metros de altura. A Floresta Ombrófila Densa subdivide-se em quatro fisionomias:
  • Floresta Ombrófila Densa Aluvial;
  • Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas;
  • Floresta Ombrófila Densa Submontana;
  • Floresta Ombrófila Densa Montana;
Floresta Estacional Semidecidual ou Subcaducifólia

Tipo de vegetação que se desenvolve em solos hidromórficos com baixa capacidade de retenção de água. Cobre cerca de 2% da cobertura vegetal do Estado. Sua denominação decorre do fato de perderem suas folhas e está condicionada a dupla estacionalidade climática, uma tropical com intenso período de chuvas e outra subtropical com períodos secos. Subdivide-se em três fisionomias:
  • Floresta Estadual Semidecidual Aluvial;
  • Floresta Estadual Semidecidual Submontana;
  • Floresta estadual Semidecidual Montana;
Floresta de Transição ou Contato

Ocupa aproximadamente 8% da cobertura vegetal do Estado. Trata-se de área de transição entre o cerrado e a floresta, com característica peculiar as duas formações com estrato com cerca de 200 metros de altura. Subdivide-se em três composições:
  • Contato Floresta Ombrófila / Floresta Estacional Semidecidual;
  • Contato Savana / Floresta Estacional Semidecidual;
  • Contato Savana / Floresta Ombrófila.
Cerrado

O cerrado ocupa cerca de 5% da cobertura florestal do Estado de Rondônia. São formações vegetais com feições xeromórficas devido às características do solo. Também são denominadas de savanas por apresentar semelhança com as savanas africanas. Apresenta quatro fisionomias:
  • Savana Gramíneo-Lenhosa Campo limpo e sujo;
  • Savana Parque – Campo serrado e campos murundus;
  • Savana Arborizada – Cerrado arbóreo arbustivo;
  • Savana Densa – Cerradão.
Formação Pioneira

Abrange cerca de 4% da cobertura vegetal do Estado. Sua presença é marcante em áreas sujeitas a inundações e apresenta diversas fisionomias com tamanho determinado pela altitude e grau de inundações.

Campinarana

São formações florestais conhecidas como falsos campos e correm em pequenas manchas ao longo de toda a Amazônia. Espécie endêmica que cresce em solos pobres de areia branca, cerrado e áreas não florestais.

Umirizal

Com cerca de menos de 1% da cobertura florestal do Estado, é o tipo de vegetação que cresce em solos pobres, mal drenados e rasos. Apresenta dossel com cerca de 5 a 10 metros de altura e sub-bosque fechado de pouca visibilidade com muitos cipós e arbustos. Pode ser inundada no período chuvoso e localizam-se nas bacias dos rios Guaporé e Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário