quinta-feira, 17 de maio de 2018

Espaço físico de Rondônia: clima


A situação climática de uma localidade ou região o é resultado da interação entre diversos fatores em diferentes escalas geográficas. De forma geral, destaca-se a circulação da atmosfera que determina a dinâmica climática, a atuação de massas de ar, frentes e demais sistemas responsáveis pela produção do tempo e do clima. Nas escalas local e regional, aspectos relativos à topografia do terreno, altitude e uso e ocupação do solo apresentam-se como condicionantes que devem ser tratadas com aspectos relevantes na atenuação ou intensificação dos elementos e fatores climáticos.

O Clima de Rondônia


O clima do Estado de Rondônia não sofre grandes influências do mar ou da altitude. Predomina o clima tropical, úmido e quente, com médias anuais de temperatura entre  24º C e 26º C, com temperatura máxima entre 30º C e 34 º C e mínima entre 17º C e 23º C. Tal fator climatico decorre da sua localização na amazônia ocidental, entre os paralelos 7º58’ e 13º43’ de Latitude Sul e os meridianos 59º50' e 66º48' de Longitude Oeste de Greenwich.

Clima predominante: quente e úmido.
Média anual da temperatura do ar: em torno de 24ºC e 26ºC.
Média anual da umidade relativa do ar varia de 80% a 90% no verão e 75% no inverno.
Precipitação média anual de 1.400mm a 2.500mm.

                                                  Fonte: Atlas Geoambiental de Rondônia, SEDAM, 2002.


Caracteriza-se por apresentar homogeneidade espacial e sazonal da temperatura média do ar, o mesmo não ocorrendo em relação à precipitação pluviométrica que apresenta uma variabilidade temporal, e em menor escala espacial, ocasionado pelos diferentes fenômenos atmosféricos que atuam no ciclo anual da precipitação.

Caracteriza-se por apresentar homogeneidade espacial e sazonal da temperatura média do ar, o mesmo não ocorrendo em relação à precipitação pluviométrica que apresenta uma variabilidade temporal, e em menor escala espacial, ocasionado pelos diferentes fenômenos atmosféricos que atuam no ciclo anual da precipitação.

Classificação climática

A classificação climática objetiva caracterizar em uma grande área ou região zonas com características climáticas homogêneas. A classificação do clima também pode ser feita para localidades específicas, levando-se em conta tanto as características da paisagem natural (vegetação zonal), baseando-se no fato da vegetação ser um integrador dos estímulos do ambiente, como também os índices climáticos (baseados nas normas climatológicas).

Há várias classificações do clima.
  • Classificação de Köppen
  • Classificação climática de Strahler
  • Classificação climática de Thornthwaite
  • Classificação climática de Flohn
  • Classificação climática de Budyko
De acordo com a classificação de Köppen, o Estado de Rondônia possui um clima do tipo Aw (Clima Tropical Chuvoso), com média climatológica, durante o mês mais frio, superior a 18ºC e um período seco bem definido durante a estação do inverno, quando ocorre na região um moderado deficit hídrico.

Fatores que atuam na formação do clima

Diversos fatores atuam para a formação das condições do tempo de um local e, consequentemente, para a formação de seu clima. Esses fatores são agentes causais que condicionam os elementos. Podem ser classificados de acordo com a escala de estudo, ou seja, com efeitos no macro, topo e microclima.

Macroclima


São aqueles que atuam em escala regional ou geográfica. São classificados como permanentes ou variáveis.

Topoclima

São aqueles que dependem do relevo local, especialmente da configuração dos terrenos e da exposição desses em relação à radiação solar.

Microclima

São aqueles que modificam o clima em microescala, devido ao tipo de cobertura do terreno ou prática agrícola, podendo assim ser modificado pelo homem.

Precipitação

A precipitação média anual é em torno de 1.400 a 2500 mm e mais de 90% desta ocorre na estação chuvosa. Os principais fenômenos atmosféricos ou mecanismo dinâmico que atuam no regime pluvial do estado de Rondônia são as altas convecções diurnas (água evaporada no local e a evapotranspiração resultante do aquecimento das superfícies das águas, florestas e vegetação), associadas aos fenômenos atmosféricos de larga escala: Alta da Bolívia – AB, a Zona de Convergência Intertropical – ZCIT e as Linhas de Instabilidade – Lis

                                                  Fonte: Atlas Geoambiental de Rondônia, SEDAM, 2002.

O período chuvoso ocorre de outubro a abril, e o período mais seco em junho, julho e agosto. Maio e setembro são meses de transição. Outros aspectos a serem considerados são os efeitos do desmatamento e das queimadas que em grande escala, e por longo período de tempo podem provocar mudanças na qualidade do ar e no clima regional e global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário