domingo, 21 de maio de 2017

A borracha e sua importância no século XIX

A borracha e sua importância no século XIX

A grande importância da borracha na indústria se desde o início da Revolução Industrial, no século XVIII. A industrias de máquinas e equipamento e outras de bens de consumo, sempre usaram o derivado do latex como um dos componentes dos seus produtos.
No entanto a grande necessidade pelo uso da borracha surge mesmo no final do século XIX, quando a recém-criada indústria de automóveis estava em plena expansão. A corrida das empresas e da classe média para adquirir o meio de transporte do momento, fizeram com que a demanda pela matéria prima para a fabricação de pneus aumentasse significativamente.
O uso da borracha como matéria prima industrial para a fabricação de pneus se deve aos estudos realizados pelo cientista Charles Goodyear, que desenvolveu o processo de vulcanização, através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas. A região amazônica, uma das maiores produtoras de látex, aproveitou do aumento transformando-se no maior polo de extração e exportação de látex do mundo. No período de três décadas, entre 1830 e 1860, a exportação do látex amazônico foi de 156 para 2.673 toneladas.
Esta rápida expansão da produção de borracha atraiu uma grande quantidade de trabalhadores para a região, principalmente, nordestinos que fugiam da seca que assolava a região e estavam em busca de emprego e melhores condições de vida. O crescimento econômico da região amazônica foi acompanhado de significativo desenvolvimento urbano. Muitas cidades surgiram e outras se desenvolveram como, por exemplo, Manaus, a capital do estado do Amazonas.
Na década de 1910, empresários holandeses e ingleses entraram no lucrativo mercado mundial de borracha. A produção em larga escala e a custos baixos na Ásia (Ceilão, Indonésia e Malásia) fez com que, no começo da década de 1920, a exportação da borracha brasileira caísse significativamente. Chagava assim, o fim do ciclo da borracha no Brasil. Muitas cidades se esvaziaram, entrando em plena decadência.


SOUSA, Rainer Gonçalves. "Ciclo da Borracha"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiab/ciclo-borracha.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário